Blog

Dicas de manutenção para aumentar a durabilidade dos pneus

durabilidade dos pneus
Dicas

Dicas de manutenção para aumentar a durabilidade dos pneus

Saiba quais as principais dicas de manutenção para aumentar a durabilidade dos pneus, as quais são essenciais para garantir uma condução mais segura e o ótimo desempenho na direção veicular.

Os cuidados de manutenção não servem apenas para prolongar a vida útil dos pneus, mas também para garantir a segurança dos ocupantes do veículo e evitar acidentes. Além disso, esses cuidados ajudam a economizar combustível e reduzir a necessidade de trocas frequentes.

Dicas de manutenção para aumentar a durabilidade dos pneus

A seguir confira quais as dicas que podem ajudá-lo a preservar o seu novo conjunto de pneu Michelin 175 70 R14:

1. Montagem, Alinhamento, Suspensão e Balanceamento:

Um dos principais fatores a ter em conta na hora de manter os pneus em bom estado é a sua montagem e balanceamento. Lembramos que deve ser feito sempre em oficinas especializadas.

Graças a uma boa montagem das rodas, você evitará vibrações incômodas ao dirigir e ajudará a preservar a durabilidade dos amortecedores e da direção. O alinhamento correto da direção é essencial para obter um menor desgaste dos pneus e também para economizar combustível.

2. Cuidado na direção

A forma como o carro é conduzido é outro elemento muito importante para que os pneus não sofram e possam manter-se em bom estado durante o maior tempo possível. Aceleração, frenagem, direção agressiva ou derrapagem são ações que prejudicam não só os pneus, mas outros componentes do veículo como suspensão e transmissão.

Portanto, se você deseja manter os pneus em bom estado, deve manter uma condução suave e sem manobras bruscas.

3. Tipo de asfalto e estrada

É claro que dirigir em uma estrada recém-pavimentada não tem o mesmo efeito sobre os pneus do que em estradas antigas com asfalto mais abrasivo e esburacado. Adaptar a velocidade ao circular sobre eles ou evitá-los são comportamentos que vão aumentar a vida útil dos pneus.

Além disso, ao dirigir e passar por lombadas ou lombadas, o pneu sofre mais estresse, então você deve reduzir a velocidade para superá-lo com suavidade.

Outro momento em que se deve ter cuidado especial é na hora de estacionar, evitar roçar nas curvas ou deixar o pneu no meio-fio são dicas para manter a borracha em bom estado e evitar possíveis furos.

4. Verifique a pressão

Este é um dos fatores fundamentais para manter não só o bom estado dos pneus, mas também para conseguir uma condução estável e com menos riscos. Se os pneus tiverem a pressão ideal, por exemplo, o consumo de combustível será reduzido e a estabilidade do carro será consideravelmente melhorada.

A pressão dos pneus é diferente em cada veículo e as recomendações de calibragem vêm no manual do carro. Lembramos também que a verificação da pressão dos pneus deve ser feita com o pneu frio.

5. Profundidade da bandeira do piso

Verificar regularmente a banda de rodagem é uma das ações mais fáceis e menos demoradas. É também um teste com o qual você pode saber instantaneamente se a condição dos pneus é ideal.

Se, ao verificar o estado das rodas, observarmos que as duas extremidades da banda de rodagem ou o centro do pneu são as áreas mais desgastadas, estaremos diante de um problema de pressão do pneu.

No entanto, se você observar erosão apenas em uma extremidade da banda de rodagem, é um problema de desalinhamento do pneu.

Uma má instalação dos amortecedores ou o mau estado da suspensão também provocam um desgaste irregular dos pneus.

6. Faça o rodízio dos pneus

Uma das recomendações mais comuns feitas pelos fabricantes de pneus é girar as rodas. Os dianteiros tendem a se desgastar mais que os traseiros, então trocá-los a cada 10.000 km ou mais pode ser um bom hábito para manter o desgaste uniforme dos 4 pneus que sustentam o carro.

7. Verifique as válvulas

Os componentes do pneu, como as válvulas e suas tampas, são materiais que se desgastam devido à força produzida pelo carro em altas velocidades, por isso é aconselhável trocar as válvulas sempre que comprar pneus novos.

Se esses elementos estiverem em boas condições, a borracha ganhará vida útil e garantirá que a pressão do pneu fique estável, evitando vazamentos e protegendo-o da sujeira.

8. Troca de rodas

Muitos motoristas não trocam os pneus porque o uso que eles fazem causa desgaste na banda de rodagem.

Mas a partir dos 10 anos, a borracha, principal material com que são feitos os elásticos, vai perdendo gradativamente a adesão e a elasticidade, duas de suas principais qualidades. 

Por isso, é aconselhável que, mesmo que não estejam muito desgastados, sejam substituídos por novos ao longo dos anos.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the comparison bar
Compare