Blog

Maneiras de aumentar o seu vocabulário em outro idioma

outro idioma
Ensino

Maneiras de aumentar o seu vocabulário em outro idioma

Conheça algumas práticas para tornar sua aprendizagem em outro idioma ainda mais prazerosa

Um dos maiores desafios de quando você está aprendendo uma nova língua é encontrar maneiras práticas para aumentar o vocabulário. Afinal, é sonho de muitos poder colocar em seu currículo, por exemplo, que possui um inglês avançado. No entanto, saiba que não existe fórmula mágica, o segredo é praticar. 

Mas fique tranquilo. Praticar não significa tornar essa tarefa diária em um momento chato. Estudar uma nova língua pode ser muito prazeroso, por isso separamos algumas dicas para que você possa aumentar seu vocabulário e, ao mesmo tempo, se divertir.

Leia sobre assuntos interessantes 

A leitura é a peça-chave no processo de aprimoramento, até mesmo da sua língua materna, ou seja, separar um momento de leitura na nova língua é essencial para o processo de melhora do vocabulário. E claro, como é para ser divertido, o ideal é começar sempre por aquilo que você gosta. 

Ler em inglês, por exemplo, pode parecer muito desafiador, mas a dica aqui é sempre começar, mesmo que no começo pareça uma tarefa impossível. Busque livros menores ou os livros dos filmes que você já tenha assistido — não se esqueça das HQ ‘s, as ilustrações podem te ajudar, ou textos curtos sobre alguma notícia de entretenimento ou esporte. Repare que a ideia aqui é aprender através de um momento de lazer. 

Anote três palavras por dia

Metas fáceis são ótimas para que a missão fluência não perca o foco, já que a correria do dia a dia pode tornar algumas metas ambiciosas impossíveis de serem realizadas, trazendo um certo desânimo. Anotar pelo menos três palavras ao dia é um excelente começo, assim você poderá analisar como essa tarefa afeta sua rotina e, com o tempo, dispor de um momento maior no seu estudo. 

Organizar tudo em um só lugar 

Ainda na dica anterior, não basta apenas escrever as palavras e deixá-las jogadas em  qualquer pedaço de papel ou bloco de anotações. O ideal é tê-las em um único lugar, seja em um caderno, no celular ou até mesmo no computador. Analise o que se tornará mais prático. Se diariamente você utiliza o computador e está sempre com ele, não perca tempo e anote tudo ali. Se você é do time do papel e caneta, não se esqueça de deixar essas palavras sempre à vista. 

Escreva a palavra em uma frase

A simples tarefa de escrever a palavra em uma frase irá ajudar muito no processo de fixação e significado dela. Escrever ajuda o nosso cérebro a memorizar palavras, e, quando trazemos essa palavra para uma frase, estamos ajudando a enxergá-la com contexto e muito mais sentido. 

Aprender outras formas dessa palavra 

Busque sempre conhecer outras formas dessa palavra, como adjetivo, verbo, advérbio e substantivo. Entender tudo isso vai te ajudar muito na hora da conversação, por exemplo. Por este motivo, não deixe de fazer esse exercício. Crie tabelas com essas informações e, sempre que necessário, consulte-a. A dúvida pode levar você a conhecer muito mais. 

A playlist certa irá ajudar você

Ouvir música pode ser uma excelente forma de sempre estar em contato com a nova língua, assim como assistir a seriados e filmes, escutar o rádio e podcasts, entre outros entretenimentos falados na língua que você está aprendendo. Esse contato com a língua irá te ajudar a entender como são pronunciadas as palavras. Ao ouvir uma música no idioma que você está aprendendo, tente entender como aquele artista fala determinadas palavras.

Coloque em prática aquilo que você está aprendendo 

Aprendeu uma nova palavra, já buscou por frases e a escreveu em seu caderno ou computador? Agora está na hora de colocá-la em prática. Tente imaginar situações nas quais você utilizaria aquela palavra e fale-a em voz alta. Crie você mesmo as frases e sempre tente encaixá-las em pelo menos três situações diferentes. Esses exercícios irão fazer com que a palavra aprendida faça parte, de fato, do seu vocabulário.  

Texto elaborado por Bárbara Guides em parceria com Brasil EAD.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping