Blog

Ensino híbrido:

Ensino Híbrido
Tecnologia

Ensino híbrido:

O que? Como se adaptar?

O ensino híbrido surgiu como uma alternativa para o modelo tradicional de educação, e isso foi possível graças aos avanços tecnológicos e ao acesso à internet.

O propósito desse modelo de ensino é oferecer uma experiência completa para os alunos e professores, que podem trabalhar por meio do ambiente físico e virtual. Isso promove o melhor das duas modalidades, de maneira complementar.

Neste artigo, entenda quais são as vantagens do ensino híbrido, como os professores podem se adaptar a ele e qual é a importância desse método.

Vantagens do ensino híbrido

O ensino híbrido nada mais é do que a mistura entre o ensino a distância e o presencial, e traz uma série de vantagens, como:

  • Mais autonomia para os alunos;
  • Colaboração entre os estudantes;
  • Otimização do tempo;
  • Uso de diversas metodologias.

O aluno é o protagonista de seu aprendizado nessa modalidade, fazendo com que ele tenha mais controle sobre o tempo de realização de suas tarefas.

Muitas pessoas conseguem absorver melhor o que aprendem quando estão sozinhas. Elas podem recorrer a diferentes materiais e explicações, por meio de livros, apostilas, vídeos e assim por diante.

Assim como a confecção de uniformes personalizados, as instituições de ensino híbridas fazem uso de ferramentas tecnológicas que favorecem a troca de informações entre os alunos.

No ensino tradicional, muitas vezes é difícil fazer com que todos se reúnam presencialmente, por outro lado, o modelo híbrido possibilita os encontros pela internet.

Além de aumentar o engajamento, isso otimiza o tempo dos alunos e professores. Ao postar os conteúdos nas plataformas, eles permitem que os estudantes compareçam ao encontro presencial mais inteirados sobre o assunto.

Também fica mais fácil se adequar a diferentes metodologias, como sala de aula invertida, gamificação, trilhas de aprendizagem e ensino voltado para as habilidades e competências de cada um.

Como se adaptar ao ensino híbrido

Todo profissional precisa se adaptar às mudanças de seu setor, por exemplo, o técnico de uma empresa deve saber usar o aplicativo onde constam todos os pedidos de visitas técnicas.

Da mesma forma, o professor deve se adaptar ao modelo híbrido da melhor maneira, agindo como um mediador que vai conduzir os alunos.

Os alunos devem ser os protagonistas da aprendizagem, fazendo uso de diferentes recursos, ambientes e ferramentas que fazem parte de sua experiência.

Por conta disso, o professor deve procurar maneiras de inovar e ir além do tradicional. Em outras palavras, é necessário sair da zona de conforto, experimentando novas possibilidades e usar o que possui para compartilhar com outros profissionais.

Importância do ensino híbrido

Portanto, se pesquisar sobre “auto escola perto de mim” na internet, vai perceber que já existem empresas do setor que oferecem aulas teóricas totalmente virtuais. Do mesmo modo, as escolas estão se adaptando a essa realidade.

As mudanças na sociedade exigem que os diferentes setores se adaptem às suas necessidades. No Brasil, existem muitos estudantes com dificuldade de locomoção, como aqueles que vivem em regiões mais afastadas.

Ir para a escola todos os dias é um problema para eles, por outro lado, quando precisam comparecer apenas uma ou duas vezes na semana, fica mais fácil assimilar o conteúdo e o ensino se torna mais inclusivo.

Aliás, alunos com algum tipo de deficiência física são menos excluídos, pois podem ter acesso a todo o conteúdo de casa.

Não são apenas as instituições de ensino que estão aderindo a esse modelo, mas também as empresas, como no caso de um fabricante de kits corporativos.

Mas, no que tange às escolas, além de ser uma maneira de inclusão, também é uma forma de inovar no ensino e transformar o aluno no principal responsável pelo aprendizado.

Lembrando que os professores vão oferecer todo o suporte necessário, principalmente, durante os encontros presenciais, mesmo assim, o estudante vai se organizar da maneira que for melhor para ele e com isso ter mais prazer nos estudos.

Considerações finais

Sendo assim, o modelo híbrido é uma verdadeira inovação e veio para ficar. Muitas instituições de ensino estão adotando esse modelo por conta de todas as facilidades e benefícios que ele traz para alunos e professores.

Ele acompanha as mudanças da sociedade e torna o acesso à aprendizagem mais inclusivo no mundo todo. 

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que maneira ele influencia positivamente a rotina de professores e alunos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping