Turismo: saiba tudo sobre o limite de valores em viagens internacionais
22 de janeiro de 2023 2023-03-20 11:39Turismo: saiba tudo sobre o limite de valores em viagens internacionais
Turismo: saiba tudo sobre o limite de valores em viagens internacionais
O planejamento de viagens internacionais pode ser assustador, além de recheado de detalhes.
Confira algumas dicas para ter uma melhor experiência no exterior
Muitas pessoas têm o sonho de conhecer outras culturas e novos países. Entretanto, muitos detalhes precisam ser acertados antes da viagem para evitar perrengues e contratempos em um lugar desconhecido. As vezes até mesmo sobre o idioma falado no país de destino.
Além de preparar a mala, é necessário pensar nos lugares a serem visitados, na hospedagem, em quanto tempo ficará e garantir que a documentação esteja atualizada. Porém, uma das maiores dúvidas é financeira. Sempre, nas viagens, compramos alguma coisa, seja comida, lembrancinhas para os amigos e parentes ou algo para si mesmo.
Nesse ponto, surgem as dúvidas de como funcionam operações de câmbio internacionais e quanto levar em dinheiro para o seu destino. Confira essas e outras dicas para que sua viagem seja próxima da perfeição.
Afinal, quanto dinheiro levar para minha viagem internacional?
A quantia a ser levada depende de viagem para viagem. Pensar em alguns fatores ajuda nessa tarefa: quantos dias vai ficar, quanto dinheiro separou para gastar com presentinhos e lembrancinhas, roupas, entre outros itens que julgar necessário.
Em dinheiro, você só pode sair com R$ 10.000,00 do país e trocar em uma casa de câmbio, e será cobrada a cotação de turismo, ou seja, uma taxa mais baixa. Porém, você pode levar dinheiro de outras formas.
Cartão de Crédito Internacional
O cartão de crédito pode ser um grande aliado na hora de fazer compras. Porém, é necessário conhecer as especificações do seu banco para compras internacionais, afinal, você está comprando em outra moeda.
Nesse tipo de compra, é cobrada uma taxa de serviço e a taxa IOF, que, juntas, equivalem a aproximadamente 10% do valor. Além disso, alguns cartões de crédito cobram o valor do dólar equivalente ao dia de encerramento da fatura, e não equivalente ao dia da compra, e isso pode elevar o preço. Desse modo, algumas pessoas só utilizam o cartão de crédito como último recurso nas viagens internacionais.
Conta Global
A maioria das pessoas que viajam para fora do Brasil constantemente preferem abrir uma conta global, com um cartão de débito universal. Além disso, você não precisa fazer a conversão de câmbio na hora de pagar. Basta transferir o dinheiro em real e a própria conta realiza a conversão. Assim, você pode controlar quanto tem na conta e quanto pode gastar.
Outras dicas para sua viagem internacional
Além da parte financeira, há algumas dicas essenciais para que sua viagem seja um sucesso.
Confira a seguir.
Contrate um seguro viagem
O seguro viagem garante sua proteção caso algo aconteça com você durante sua estadia no exterior. Confira as especificações de cada plano e qual é mais adequado para você. Além disso, alguns países exigem que as pessoas tenham um seguro viagem quando viajarem para lá.
Crie um roteiro
Muitas pessoas não gostam de criar um roteiro para uma viagem. No entanto, a viagem internacional requer um pouco mais de cuidado por se tratar de outro país, onde os costumes são diferentes. Então, crie um roteiro para sua viagem ao máximo e evitar lugares perigosos. Além disso, uma boa dica é não repetir os lugares que já visitou.
Leve uma tomada universal para seu carregador
Cada país tem seu estilo de tomada padrão. Por isso, é importante que você tenha uma tomada universal, para conseguir carregar seu celular ou outro aparelho eletrônico no destino para onde for.
Validade do passaporte
Não esqueça de checar a validade do seu passaporte e de outros documentos. Se o passaporte não estiver na validade, isso será um empecilho para sua viagem. O documento comprova quem você é se precisar da ajuda de alguma autoridade local.
Não use roupas desconfortáveis
Voos internacionais costumam ter longa duração. Por isso, não use roupas desconfortáveis, uma vez que ficará muito tempo sentado.
Chegue 3h antes
É importante chegar ao aeroporto com antecedência para evitar perder o voo. No entanto, um voo internacional precisa passar na alfândega e cumprir outros procedimentos, que podem levar tempo. Então, chegue pelo menos 3 horas antes da partida do voo, para se prevenir caso haja algum imprevisto.