Blog

Entenda melhor a profissão de social media!

social media
Tecnologia

Entenda melhor a profissão de social media!

Conheça o ramo que tem crescido muito nos últimos anos

Com a chegada da tecnologia e, principalmente, das redes sociais, diversas novas profissões foram incorporadas ao mercado, entre elas a de social media. Muito além de agendar posts, este profissional trabalha com criatividade, gestão de tendências, estratégias de marketing, pesquisas, monitoramento de redes e muito mais.

De forma geral, as marcas, celebridades, instituições públicas e privadas e até profissionais de outras áreas viram nas redes sociais uma oportunidade de crescer, ter um contato mais próximo com o público e serem reconhecidos no mercado. Por isso, as estratégias de social media viraram um terreno fértil para agências e empresas do ramo criativo.

Com isso, o que antes era feito pelo “estagiário” ou, muitas vezes deixado de lado, virou o cerne de muitas empresas, sendo o carro chefe e o que gera mais retorno financeiro. Assim, a profissão “social media” cresceu e se estabeleceu com uma grande novidade do mercado de trabalho moderno. 

O que significa “social media”?

De forma breve, o conceito nada mais é do que a tradução em inglês de “mídias sociais”, que foi agregado à profissão no boom das redes sociais. Em muitas agências e empresas o termo pode ser trocado por estrategista, analista ou até mesmo gestor de mídia sociais.

O que faz o profissional de social media?

Não é uma tarefa fácil definir o que faz o profissional dessa área, principalmente porque em cada agência ou empresa ele pode ter funções específicas, ou divididas com outros colaboradores. Por isso, muitas vezes essa descrição do cargo se torna um tema um pouco polêmico.

Mas, de forma geral, o profissional social media tem o dia a dia focado na produção de conteúdos para as redes sociais dos clientes, além de análise dos dados, métricas e interações, sugestões de insights e ideias que podem ser utilizadas e acompanhamento de tendências que fazem sentido para o perfil de cada rede social do contratante. 

Ou seja, o social media é quem controla e analisa tudo que acontece nas redes dos clientes, desde as postagens até os resultados. Ele tem como função entregar as melhores soluções e estratégias, para que o perfil seja atrativo e relevante ao público, aumentando taxas como engajamento, interação, curtidas e compartilhamentos.

Vale falar que o social media, na sua essência, não é designer, fotógrafo, editor, redator, etc. Ele é quem coordena, pensa e analisa a estratégia, trabalhando em conjunto com demais profissionais para gerar um perfil completo e embasado na rede social do cliente.

Prós e contras da profissão

Conforme falamos anteriormente, o social media está em alta no mercado, desde o boom das redes sociais e, por isso, ainda há bastante campo de atuação e as empresas estão em busca de profissionais qualificados.

A grande desvantagem da área é que a profissão ainda não é regulamentada e não possui qualquer lei oficial para gerir assuntos como piso salarial, horas trabalhadas, qualificações e serviços. Por isso, o dia a dia nem sempre é igual em todas as empresas e cada uma pode oferecer os termos de acordo com sua própria experiência. Cabe ao profissional se impor e aceitar ou não a proposta.

Como se tornar um social media?

Como a área ainda não é regulamentada, não existe uma faculdade específica que qualifique o profissional. Diversas graduações e até mesmo cursos livres são aceitos como base para essa área.

Já existe até uma graduação tecnológica na área, chamada de “Gestão de Mídias Sociais”, mas outras como jornalismo, publicidade, marketing e até mesmo administração são vistas como possíveis áreas de ensino fundamentais para quem deseja seguir no ramo da comunicação focada em social media. 

Texto elaborado por Bárbara Guides em parceria com Brasil EAD.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping