São Paulo sem perrengue
12 de novembro de 2022 2022-11-12 1:23São Paulo sem perrengue
São Paulo sem perrengue
6 dicas para estudantes de mudança para a capital
Tem dúvidas sobre a sua estadia em São Paulo? O Viva Real reuniu algumas dicas para estudantes que pretendem planejar a mudança para a cidade
O momento de prestar vestibular é um divisor de águas na vida de qualquer estudante. Muitos optam por estudar fora da sua cidade natal, e São Paulo é uma cidade bastante procurada, que vem recebendo estudantes todo ano.
Se você está de mudança para a terra da garoa, já sabe dos custos de se viver em uma cidade grande, como aluguel, transporte, alimentação e lazer. Provavelmente você já deve ter iniciado a sua busca por um apartamento em São Paulo e anseia por boas dicas nessa trajetória. Por isso, não se desespere e confira o que separamos para você.
- Bote tudo na ponta do lápis
Se você está certo de vir para São Paulo, comece pelo planejamento. Faça uma lista de tudo que precisará, desde a matrícula até o aluguel. Tente pesquisar opções de moradia perto da universidade, com uma qualidade de vida própria para estudantes. Pense em dividir um apartamento, algo próximo a uma república ou até um lugar menor, como uma kitnet. Reúna também os pontos indispensáveis na busca do apê ideal.
- Converse com residentes da cidade
Se você tiver conhecidos que moram na capital, vale procurá-los para um papo e, assim, tirar suas dúvidas. Ninguém melhor do que os próprios residentes para lhe orientar durante sua estadia. Se não conhece ninguém, entre em grupos da faculdade e crie laços com estudantes por lá. Os calouros serão bons aliados nessa jornada, seja para dividir apartamento ou para ser uma referência, enquanto estiver longe da sua família.
- Refine sua busca na hora de pesquisar onde vai morar
Por São Paulo ser muito extensa, é preciso definir um filtro de busca e entender onde fica cada bairro. As opções são muitas, por isso, veja o que mais te atende e qual valor está dentro do seu orçamento. Aqui no Viva Real, você vai encontrar um cantinho próximo ou longe do centro, para todos os gostos e possibilidades. Centro, Mooca, Liberdade, Perdizes, Jardins, Consolação, Itam Bibi, Santa Ifigênia, Vila Mariana, Paraíso, Bom Retiro, entre outros. Escolha o que mais tem a ver com você.
- Não tenha vergonha em pedir ajuda
Esteja ciente de que tudo isso será novo para você e não tem motivo para se envergonhar caso necessite de ajuda. Assim, se você precisar de qualquer coisa, não hesite em entrar em contato com os seus familiares ou qualquer pessoa que você confie. Alguém estará pronto para te auxiliar no que for preciso e, com o tempo, você vai se adaptando a essa nova rotina estudantil.
- Informe-se e conheça a cidade
Está muito claro que São Paulo é uma cidade vasta e cheia de pontos turísticos. É interessante você pesquisar os locais perto da sua universidade, se vai precisar de transporte para se locomover, quais restaurantes ficam próximos e os preços das refeições. Tudo isso pode ser previsto para que não haja surpresas. Entender o ritmo dessa nova cidade vai fazer com que você já se sinta mais paulista e possa usufruir da capital com mais propriedade.
O clima, por exemplo, é bastante instável. Em um mesmo dia você pode acordar com sol e, ao fim dele, sentir frio. Você pode ser pego de surpresa com as chuvas no final de tarde no verão. Se prepare para essas mudanças de clima.
Uma dica preciosa é: viva a cidade 100%. Tente explorar o máximo de bairros possíveis, pois São Paulo abriga uma diversidade grandiosa, com pessoas de todos os tipos e origens.
- Pesquise e fuja do caos
Você irá encontrar de tudo em São Paulo. Muito comércio, lazer, opções culturais e gastronômicas. Quando for o momento de bater o martelo para escolher o seu novo lar, considere a localização do apartamento em relação às atividades diárias. Você é mais do dia ou da noite? Prefere ruas arborizadas e tranquilas?
Ter uma estação de metrô por perto, supermercados e farmácias são pontos a serem levados em conta.
Um problema de São Paulo é o trânsito intenso, que provoca barulhos em diversos cantos da cidade. Então, outro ponto para observar é se não há uma rua barulhenta ou bares muito cheios no entorno.
Como mencionado na dica 1, priorize apartamentos perto da universidade. Dessa forma, você poupará tempo de locomoção e terá menos custos de transporte.
Este conteúdo foi publicado em parceria com Brasil EAD.