Blog

O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo
Tecnologia

O que é marketing de conteúdo?

O chamado inbound marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de marketing com o foco em atrair, converter e encantar os clientes.

É também chamado de marketing de conteúdo, e tem sido muito usado nas empresas atualmente, pois é um recurso estratégico muito bom.

E, ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing utiliza de marketing de conteúdo, consultoria SEO RJ e estratégias em redes sociais para atrair clientes através de canais online.

De um modo ou outro, o marketing sempre se fundamentou em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas atividades diárias para mostrar como um certo produto ou serviço seria benéfico em suas vidas.

Conceito de inbound marketing

O inbound marketing é um grupo de estratégias de marketing que se fundamentam na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo focado em um público-alvo específico.

Por exemplo, uma empresa que preste serviços de solda pode produzir conteúdos justamente focando em alcançar esses potenciais clientes.

Para ganhar a permissão de se comunicar com seu possível cliente de forma mais direta, construindo um relacionamento que pode ser duradouro.

Em resumo, o inbound marketing digital é a estratégia com o foco de fazer os clientes virem até a sua empresa, atraídos pela sua comunicação. A partir daí, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-las em clientes e até promotores de marca.

É assim que uma empresa que faz vendas de sistemas de cameras, pode conquistar seus clientes, criando conteúdos sobre segurança, informando quais são as melhores câmeras que existem.

Principais especificações do inbound

Dado que o inbound se vale de oferecer conteúdo que sacie as dúvidas que o público traz, existe uma abertura para uma relação mais próxima, e é esse diálogo que o marketing de conteúdo busca. Com isso, a empresa pode esperar:

  1. A comunicação mais aberta;
  2. A continuidade;
  3. E um aumento no engajamento;
  4. Mais retenção de cliente.

O formato tradicional de marketing tem várias deficiências que não estão presentes no inbound. Assim, esse método é tão usado quando o assunto é construir uma marca poderosa e aumentar as conversões.

Uma empresa de trocadores de calor, por exemplo, pode aplicar essas técnicas nas suas redes sociais, apresentando as melhores especificações do produto, quando é indicado usar. Tudo isso vai acabar dando à marca mais reconhecimento online.

Importância do marketing de conteúdo

A tendência é que cada vez mais negócios comecem a destacar as suas marcas com bons conteúdos. Afinal, esse é o atual padrão do mercado.

1. Cria conexão com os clientes

As pessoas gostam de ganhar atenção e de se sentirem especiais. Dar um conteúdo feito especialmente para elas é um bom modo de construir esse laço.

2. Fazer parte da vida do cliente, não só vender

Uma empresa que trabalhe com a construção e decoração de mini closet planejado pode vender e ter um blog onde seja disponibilizado dicas para arrumar melhor o closet dos seus visitantes. Não vai vender o produto que a empresa tem, mas vai garantir o cliente.

3. Melhorar o rankeamento nos buscadores

Quanto mais conteúdos especiais e com bons números de acesso, mais importância o seu site ganhará nas colocações do Google e em outros buscadores existentes.

Se a empresa não fizer um bom conteúdo, além de sua visibilidade ficar prejudicada, a concorrência vencerá.

4. Ter promotores da sua marca

Um dos pontos centrais do marketing de conteúdo é fazer com que o leitor termine se tornando um tipo de embaixador da marca.

Isso porque, se o seu conteúdo for verdadeiramente bom, o espectador vai de forma natural compartilhar o seu material, fazendo com que mais pessoas saibam o seu nome.

O processo prático do inbound marketing

O inbound age na prática em quatro etapas principais que são, atração, conversão, venda e o encantamento ou retenção. Compreenda melhor cada uma delas mais adiante:

  1. A fase de atrair;
  2. A de converter;
  3. A venda;
  4. O encantamento dos clientes.

O marketing de conteúdo funciona dessa forma na prática, e produzir um conteúdo extremamente diferenciado e com muita qualidade, ter a responsabilidade de ter cuidado com os seus possíveis clientes, é o que vai garantir o sucesso dessa estratégia.

Considerações finais

Visto isso, o conteúdo não pode ser apenas atraente ou bonito, ele deve ser verdadeiramente interessante para o seu público-alvo.

Afinal, apesar do foco ser a venda, não adianta usar uma estratégia como essa e acabar estragando-a. É preciso focar em ser especial para o cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Comentários de (2)

  1. Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

    1. Novo-Projeto-2

      Olá Mark, nós que agradecemos pela sua presença em nosso blog.
      Continuaremos sim!
      Obrigado

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping