Modelo de negócio:
11 de outubro de 2022 2022-10-11 7:11Modelo de negócio:
Modelo de negócio:
O que é?
Para que seja possível abrir uma empresa, o primeiro passo é, sem dúvida, ter um modelo de negócio.
Para isso, é preciso ter em mente as várias características que se espera desse novo empreendimento.
De fato, as empresas podem ter vários formatos, de modo que se enquadram em diferentes aspectos. Diante disso, ter essas informações claras é indispensável para o sucesso de uma companhia no mercado.
Por isso, qualquer empresário que deseja abrir uma distribuidora de materiais hidráulicos, por exemplo, deve saber o que é um modelo de negócio, quais são os tipos, a importância e as características de um modelo de negócio.
Quais são os tipos de modelo de negócios?
Para começar, é indispensável definir o que é um modelo de negócio. Na prática, ele se trata das formas com as quais se classificam empresas ou pessoas que desempenham uma atividade econômica.
Sendo assim, é possível dizer que os tipos de negócio são categorias nas quais ocorre o agrupamento de empresas ou estabelecimentos individuais.
Utilizando esse critério, os tipos podem ser:
- Porte da empresa;
- Número de colaboradores;
- Setor de atuação/Atividade realizada;
- Características dos sócios
- Área geográfica de atuação
- Forma jurídica;
- Estratégia de negócio.
Dessa forma, uma oficina mecânica caminhão e um supermercado são negócios que possuem modelos com características próprias, uma vez que atuam de modo diferente, para públicos diferentes, com atividades prestadas de forma diferente.
A importância do modelo de negócio
Como não poderia deixar de ser, um modelo de negócio é um componente de grande importância para as empresas.
Isso porque é a partir dele que os gestores ganham uma visão ampla e estratégica para melhorar o desempenho da companhia.
Ou seja, uma empresa que realiza treinamentos admissionais, por exemplo, pode entender muito mais da sua área e entregar maior valor para os clientes depois de entender como funciona o seu estabelecimento. Isso é possível graças ao plano de negócios.
Vale lembrar que um modelo de negócios é também uma maneira de validar e ajustar estratégias que ajudam tanto nas projeções do futuro quanto nos próximos passos que a companhia pretende dar. Com isso, uma possibilidade é a de ganhar escala, por exemplo.
As características do modelo de negócio
É fundamental que a construção de um modelo de negócios leve em conta as características indispensáveis para que ele possa ser uma ferramenta de sucesso, seja para uma empresa que presta serviço de piscineiro até para uma contabilidade.
Uma das primeiras características de um modelo de negócio é o custo de mudança. Essa se trata de uma ação que faz com que os clientes não migrem para a concorrência, isso sem criar mecanismos que possam incomodá-los.
Outra característica estratégica é a de mudar para planos de recorrência. Muitas companhias vislumbram esse horizonte, justamente porque ele cria um vínculo maior da empresa com o seu público, podendo estender essa parceria por anos.
A terceirização de serviços também é uma característica dos modelos de negócio que conquistou o seu espaço.
Além de facilitar a dinâmica interna da companhia, ainda contribui para tornar os processos mais rápidos.
Outras características ainda envolvem a criação de um negócio escalável, que seja facilmente replicável para que a empresa cresça, ter estrutura de custos e apostar em um negócio pré-pago.
Por fim, vale a pena mencionar que um modelo de negócio de sucesso é aquele que não se torna facilmente copiável pelos concorrentes.
De fato, quanto mais bem estruturado e mais completo for o modelo de negócio, maior é a chance de ele ser único e duradouro.
Todos esses componentes garantem que o modelo de negócio de uma companhia seja eficiente e prático, o que faz com que as chances de crescimento da empresa sejam mais concretas, dando margem para que ela se torne uma grande marca no mercado.
Considerações finais
O mundo dos negócios é cheio de possibilidades. Diante disso, ter em mente que a estrutura de uma empresa possui uma série de elementos é fundamental para que a organização e montagem dela possa ser um sucesso.
Diante disso, o primeiro passo essencial é conhecer o que é um modelo de negócio, de modo que seja possível enquadrar a companhia nas áreas que mais fazem sentido, de acordo com os objetivos da empresa.
Por isso, a empresa que tem um modelo de negócios é um projeto muito mais eficiente e promissor, uma vez que se conhece a sua estrutura e garante que a atuação dos gestores seja estratégica e assertiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Texto publicado em parceria com Brasil EAD.