Blog

Moda e IA: o que esperar para 2023

Moda e IA
Moda

Moda e IA: o que esperar para 2023

Moda e IA: Descubra como a Inteligência Artificial está impactando o mundo da moda

A tecnologia vem transformando absolutamente tudo ao nosso redor. A cada dia surge uma nova tecnologia que muda o jeito como vemos o mundo, e, em 2023, as coisas não serão diferentes. Se depender da Inteligência Artificial (IA), a moda também vai se moldar a esse novo modo de consumo.

Assim como a tecnologia, a moda também vem se modificando e tomando novas proporções. Parece que esses dois mundo se encontraram, e uma nova tendência está surgindo ao unificar moda e IA — sim, roupas no universo digital. As roupas tecnológicas estão se tornando cada vez mais comuns, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Neste artigo, nós vamos entender como a moda e a Inteligência Artificial estão se transformando em uma coisa só, mostrando como esse mercado tende a crescer ainda mais em 2023.

Conheça a Inteligência Artificial

Para começar, vamos entender o que é essa Inteligência Artificial. Como o próprio nome já diz, essa tecnologia quer de certa forma reproduzir a inteligência humana em computadores, suprindo as necessidades das pessoas. A IA pode ser usada para muitas coisas. O metaverso é a prova disso, e agora o mundo da moda também está interessado no quanto isso pode ser lucrativo e um diferencial para as marcas.

Nos últimos meses, percebemos o quanto esse mercado está se intensificando, visto que a Inteligência Artificial pode fazer parte de diversas etapas no mundo da moda, como confecção de produtos, gerenciamento das coleções e distribuição das peças. Porém, além de ajudar em toda a parte burocrática, já imaginou comprar uma roupa que você nunca vai usar de verdade?

Inteligência Artificial e o mercado da moda

A gente sabe, pode parecer estranho perguntar isso, mas como nada é impossível com a Inteligência Artificial, a moda digital vem ganhando espaço no mercado, aparecendo em passarelas e em algumas coleções por aí. Isso faz com que a moda seja vista de um ponto mais futurista, como os Fashion Weeks no formato digital. 

Outro fator que intensifica a ligação da moda com a IA é o metaverso, como dissemos acima. A popularização desse universo vai fazer com que cada vez mais marcas invistam nesse método de criação e de vendas de peças de roupa. Portanto, não podemos dizer de forma alguma que tudo isso é irrelevante, afinal, já virou a realidade de algumas pessoas.

Você deve estar se perguntando como é possível vestir uma roupa que não existe de verdade e que você não pode simplesmente experimentar. Com a Inteligência Artificial, as roupas não são produzidas com tecidos, mas sim a partir de um software 3D, no qual você escolhe o modelo, a estampa e diversifica as modelagens. Depois disso, as peças podem ser inseridas em fotos ou vídeos de quem as compra.

Quem é a pioneira

Uma das marcas pioneiras nesse assunto é a The Fabricant. Com o recurso disponibilizado pela marca, o usuário cria o seu próprio avatar e pode escolher as peças que estão disponíveis. A marca tem como objetivo ir além do metaverso e modificar o mundo da moda — curiosidade: em 2019, eles fizeram a primeira venda de um produto de luxo, um vestido de pixels, que foi leiloado por mais de 50 mil reais.

Parece que a moda digital veio para ficar, e as empresas agradecem esse novo rumo que um mercado multimilionário pode tomar. A moda está sempre se reinventando, criando formas de atrair o público, e nada mais inovador do que misturar moda e tecnologia, ainda mais se for Inteligência Artificial. Sabemos que é tudo muito recente, mas, com certeza, em 2023 veremos isso se tornar algo tão comum quanto ir ao shopping comprar uma roupa. São novos tempos, onde quem dita as regras é a tecnologia.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the comparison bar
Compare