Blog

Marketing para Educação

marketing para educação
Tecnologia

Marketing para Educação

Quais são as estratégias de marketing para educação?

A estratégia do marketing para educação é diferente daquela usada por empresas de outros setores, mas ela é crucial para divulgar as escolas e suas iniciativas, além de atrair pais, responsáveis e alunos.

Assim como qualquer outra empresa, uma instituição de ensino precisa divulgar seus serviços e conquistar oportunidades no mercado em que atua, e o marketing é o responsável por esse processo.

Neste artigo, serão mostradas algumas estratégias de marketing educacional, além de falar um pouco sobre sua importância e de que maneira pode ser aplicado pelas escolas.

Principais estratégias de marketing educacional

Existem várias estratégias de marketing educacional que podem ser adotadas pelas instituições de ensino. Dentre elas, estão:

1. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma ação voltada para a produção de materiais ricos e relevantes para a audiência. Seu objetivo é atrair as pessoas e oferecer respostas para suas dúvidas e necessidades.

Seu foco não é a escola em si, mas na maneira como ela pode ajudar as pessoas no dia a dia, agregando valor a elas.

2. Omnichannel

A experiência do usuário com as instituições que oferecem cursos de seguranças do trabalho pode acontecer por meio de diferentes canais.

Por exemplo, uma pessoa pode entrar em contato com a escola por telefone para esclarecer dúvidas e fazer a matrícula pelo site.

3. Usar ferramenta CRM

Uma ferramenta CRM, Customer Relationship Management, é fundamental para construir um relacionamento positivo com o público.

Ela ajuda a estruturar o contato, desde a primeira interação até o pós-venda, melhorando a interação nos canais de atendimento ao cliente e trazendo mais satisfação para os consumidores.

4. Automação de marketing

Hoje em dia, quando se fala em marketing, independentemente de seu tipo ou finalidade, é natural que boa parte de suas ações aconteçam pela internet, e é impossível fazer marketing digital sem uma ferramenta de automação.

Empresas dos mais variados setores, como uma especializada em conserto de notebooks, não abrem mão desse recurso que facilita a gestão dos processos de marketing.

Importância do marketing educacional

Hoje em dia, é muito importante posicionar a instituição de ensino como uma alternativa segura e atualizada para os alunos.

Esse mercado também é muito concorrido, o que esclarece a procura cada vez maior pelas estratégias de marketing educacional. Por meio dele, a escola ganha mais visibilidade dentro da sociedade e atrai pessoas interessadas.

Esse tipo de marketing oferece ferramentas versáteis e capazes de se adaptar às necessidades da escola. Isso ajuda a chamar a atenção das famílias e mantém todos os lugares da sala de aula ocupados.

A instituição de ensino, assim como uma empresa de planos de controle ambiental, deve investir em projetos sofisticados de divulgação ao longo do ano letivo, assim como uma boa campanha de matrículas.

A escolha depende dos objetivos da escola e o posicionamento que ela deseja alcançar, e existem muitos recursos que ajudam a captar matrículas.

Melhor forma de aplicar o marketing educacional

Para aplicar o marketing educacional, primeiro é necessário preparar uma proposta pedagógica elaborada, de preferência, por um coordenador pedagógico que não atue também como professor.

É importante elaborar essa proposta porque ela vai refletir no tipo de comunicação que a escola vai usar para captar alunos.

Assim como uma empresa especializada em decoração para eventos, os setores de vendas e marketing da instituição precisam estar sincronizados. Isso porque o marketing atrai as pessoas e o setor de vendas efetua as matrículas.

Um depende do outro para conquistar seus objetivos, por isso, precisam atuar em conjunto. Outras coisa muito importante é mapear o público-alvo e conhecer algumas de suas características, como:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Classe social.

Conhecer o público da escola é fundamental para saber como se comunicar com essas pessoas, e por meio de quais canais.

Por fim, varie os canais de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet, como TV, rádio, e-mail, redes sociais, site, blog, entre outros.

Quanto mais a escola variar, mais pessoas vai conseguir atingir. Lembrando que é necessário usar as plataformas em que sua audiência está presente.

Considerações finais

O marketing é importante para qualquer modelo de negócios, e isso não é diferente com as instituições de ensino.

Elas precisam estar em evidência e atrair as pessoas certas, pois é dessa forma que vão captar os alunos e encher suas salas de aula. E, neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o marketing educativo e de que maneira colocá-lo em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping