Blog

6 dicas do que fazer e do que não fazer para ganhar massa muscular

ganhar massa muscular
Dicas

6 dicas do que fazer e do que não fazer para ganhar massa muscular

Acompanhamento com profissionais é a melhor forma de atingir resultados de forma saudável e ainda garantir que você vai ganhar massa muscular

Felizmente, cada vez mais pessoas buscam algum tipo de atividade física para fazer, seja por modismo ou por uma busca por melhor qualidade de vida. A procura por suplementação alimentar aumentou consideravelmente nos últimos anos, ampliando a oferta e demanda de comércios relacionados ao universo fitness e de bem-estar.

Porém, introduzir esse tipo de componente não é suficiente para garantir melhores resultados na hora de ganhar massa muscular. A hipertrofia é resultado do estresse dos tecidos musculares, que faz com que as células aumentem de quantidade na área trabalhada. 

Esses tecidos, assim como o restante do corpo, são mantidos por nutrientes, especialmente as proteínas. A combinação de um treino adequado, uma alimentação rica em nutrientes e um descanso de qualidade resultam no ganho de massa muscular. No entanto, muitas pessoas acabam pulando etapas, prejudicando os objetivos finais.

Hábitos para seguir

Quem deseja ganhar massa muscular, seja por fins estéticos ou para melhorar a resistência do corpo, precisa entender que tudo exige tempo. Antes de tudo, é recomendado consultar profissionais de educação física e nutrição, que saberão avaliar o seu biotipo e indicar uma modalidade de treino que seja adequada aos seus objetivos.

Manter uma dieta equilibrada

Se engana quem acredita que dietas só servem para quem quer perder massa gordurosa. O ganho de massa magra de forma saudável está associado ao consumo de nutrientes na quantidade ideal para cada necessidade. Entre eles, maior quantidade de alimentos ricos em proteína e menor quantidade de carboidratos e gorduras.

Manter uma rotina e alternância de treinos

O corpo está dividido em diferentes grupos musculares, que devem ser exercitados em dias alternados. Isso evita as chances de lesões sérias, causadas pelo esforço excessivo, e também permite que os tecidos tenham tempo suficiente para se regenerarem e crescerem de forma adequada. Ou seja, por mais que você queira ganhar músculos nos braços, não vale pular o dia de treino de perna.

Descansar corretamente

Especialistas recomendam a prática de atividades físicas entre 3 a 5 vezes por semana. Quem tem como objetivo ganhar massa muscular acaba treinando mais vezes na semana. Porém, o indicado é espaçar os treinos, dando tempo suficiente para que o corpo recupere os tecidos que foram estimulados. 

Isso inclui evitar o consumo excessivo de alimentos inflamatórios, como massas, gorduras e álcool. Manter uma rotina de sono adequada também é essencial para que o corpo possa responder aos estímulos da hipertrofia, com tecidos fortalecidos e saudáveis.

Hábitos para evitar

Embora cada pessoa tenha total liberdade para definir seus objetivos, respeitando seus limites e as recomendações profissionais, algumas práticas não são indicadas. Elas podem interferir no desenvolvimento do treino e até mesmo gerar o efeito oposto desejado — nesse caso, o ganho de massa muscular.

Não aumentar a carga de treino

Com o passar do tempo, o corpo se acostuma com o nível de esforço aplicado durante os treinos. Para continuar estimulando a hipertrofia muscular, é necessário aumentar a carga de peso aos poucos durante os exercícios. Dessa forma, os músculos crescem fortes e continuam sendo estimulados.

Exagerar nos exercícios de cardio

Os exercícios de cardio, como corrida, pedalada e pulos são recomendados para o pós-treino de musculação. Isso porque eles estimulam o organismo a queimar gordura, acelerando o metabolismo para o aumento da massa magra. Porém, exagerar nesses exercícios pode fazer com que os músculos percam massa, reduzindo de tamanho.

Compensar treino perdido em um único dia

Um dos principais erros de quem quer ganhar massa muscular é achar que ir além do limite faz parte do processo. Se você perdeu o treino em um dia, não queira dobrar a duração no dia seguinte. Faça mais repetições, mas compense o ”tempo perdido” de forma equilibrada ao longo da semana, aumentando 15 a 30 minutos em cada dia.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the comparison bar
Compare