Foco nos estudos
30 de janeiro de 2023 2023-01-30 0:36Foco nos estudos
Foco nos estudos
7 dicas para melhorar seu foco nos estudos
As distrações são as principais responsáveis pela falta de concentração, assim como estudar em um ambiente não ideal
Manter o foco nos estudos nem sempre é uma tarefa simples. Isso pode ser culpa da ansiedade, do cansaço ou do ambiente em que você se encontra. Por isso, escolher cortina, mesa, cadeira e até a escrivaninha certa pode te ajudar muito na missão.
Precisa de dicas para conseguir se manter focado? Veja quais atitudes valem a pena adotar em sua rotina.
1.Defina seu melhor horário
Todas as pessoas têm um horário no qual funcionam melhor, estão mais atentas e menos cansadas. Você precisa observar como o seu corpo funciona para definir o seu horário. É alguém mais diurno? Pode ser interessante acordar mais cedo e estudar antes do trabalho ou aula.
Por outro lado, se você é mais noturno, pode se sentir bem estudando após o trabalho, entre 19h e 21h.
2.Faça um planejamento de estudos
No seu planejamento de estudos, você irá definir quais matérias estudar e em qual horário. A dica é sempre começar pelo que você tem mais dificuldade e deixar as matérias mais fáceis por último.
Por exemplo, se seus horários ficaram definidos assim: estudar das 18h às 20h. No primeiro horário você foca em matemática, matéria mais difícil, depois, os últimos 45 minutos reserve para português, por ter mais facilidade.
3.Monte um ambiente favorável
Estudar jogado na cama ou no sofá não é uma boa ideia. Além de ser desconfortável, os dois ambientes remetem ao descanso, ou seja, boa chance do seu cérebro não conseguir se concentrar.
Tenha um local próprio para estudar. Pode ser um escritório, uma biblioteca e até um canto exclusivo no seu quarto. O importante é ter uma mesa, uma cadeira confortável, alguns cadernos e livros, uma boa iluminação e silêncio.
4.Elimine as distrações
As distrações são as principais causadoras da perda de foco. No momento de estudar é indicado se manter longe do celular, da televisão e de ambientes muito barulhentos, com pessoas falando.
Coloque o celular no silencioso, use o celular apenas para pesquisar e deixe a TV desligada. Você precisa fazer seu corpo entender que aquele é um momento dedicado aos livros e cadernos.
5.Cuide da sua saúde
A saúde também precisa estar em dia para que você consiga se concentrar. Dormir pouco, abusar do café e dos energéticos não é uma boa ideia. Muito pelo contrário, você corre o risco de baixar sua imunidade e dar brecha para doenças oportunistas.
Assim, mantenha uma rotina com boa alimentação, exercícios físicos e tenha atenção ao estresse e à ansiedade. Cuide também para não exagerar nas xícaras de café, e, se possível, fuja dos energéticos. Precisa de algo com cafeína? Aposte no chá-verde ou no chá-preto, ambos mais naturais e saudáveis.
6.Faça algumas pausas
Descansar é essencial para não perder o foco. Por mais que você precise estudar, reserve algumas horas do seu dia para pausas e lazer. Se for entre um conteúdo e outro, aproveite para tomar um copo de água, caminhar um pouco pela casa e comer uma fruta.
Agora, se o intervalo é com o intuito de desestressar e descansar, faça alguma atividade que você gosta. Por exemplo, após concluir o estudo do dia, você pode ir passear com seu cachorro ou assistir um pouco de TV.
7.Defina metas diárias
Qualquer atividade fica mais interessante e organizada quando existe uma meta. Dessa forma, vale a pena definir até qual capítulo vai estudar ou quantos exercícios deve resolver por dia. Só cuidado para não exagerar, suas metas devem ser sempre reais e respeitar seus limites.
Monte uma agenda ou quadro e anote ali: segunda, fazer 4 exercícios de matemática e ler 2 capítulos de biologia. Terça, fazer o resumo dos capítulos de biologia e resolver 2 exercícios de química. Esse, claro, é apenas um exemplo de meta.