Dicas para evitar a periodontite
25 de agosto de 2022 2022-08-25 21:46Dicas para evitar a periodontite
Dicas para evitar a periodontite
Saiba agora mesmo quais são as principais dicas para evitar a periodontite
A forma mais viável para se evitar a periodontite é cuidando da higiene bucal, para que não surjam inflamações gengivais, as quais podem levar a essa doença que afeta milhares de pessoas pelo mundo.
Para um tratamento eficaz é preciso buscar um periodontista para que a doença seja combatida e o indivíduo volte a ter uma gengiva saudável.
Se você quer entender o que vem a ser a periodontite, suas principais causas, tratamentos e como evitar que ela surja, continue a leitura.
O que é periodontite e quais as principais causas?
Antes de entender o que é a periodontite é necessário entender como ela surge, ou seja, a partir da complicação da gengivite – inflamação da gengiva que causa sangramento, sensibilidade e mau hálito.
O que vem a ser a gengivite? A gengivite por sua vez é causada por má higiene bucal, fazendo com que o tártaro inflame os tecidos gengivais.
Seu tratamento é a profilaxia dentária, limpeza profissional, e a escovação correta dos dentes, porém se isso não for feito ela pode levar a complicações, ou seja, passar a inflamação para o periodonto – tecido, ossos e ligamentos que revestem a gengiva – e assim surge a periodontite.
A periodontite é uma inflamação que pode levar até mesmo a perda de dentes caso não seja tratada, por isso saber identificar seus sintomas é o primeiro passo para um tratamento precoce. Caso isso não ocorra é necessário ir a um dentista implantes para que recupere o sorriso.
Quais são os sinais e sintomas da periodontite?
Quando os sintomas da periodontite ficam mais intensos é porque o problema teve um agravamento maior, entre seus sintomas principais estão:
- Inchaço gengival;
- Bolsas na gengiva;
- Mau hálito;
- Sangramento;
- Sensibilidade.
É preciso ficar atento a esses sinais e sintomas para que haja uma forma de tratamento, evitando a perda dos dentes.
Busque uma clínica especializada em periodontia para fazer um tratamento eficaz, evitando problemas mais drásticos.
Quais as formas de tratamentos para periodontite?
O tratamento para a periodontite irá depender da gravidade da infecção, o que pode ser um tratamento mais simples a um mais complexo.
A periodontite em estado inicial é a mais fácil de ser tratada, isso porque com isso, o profissional em periodontia irá avaliar o caso, na maioria das vezes o tratamento se dá por meio de anti-inflamatórios, e profilaxia dos dentes e do início da gengiva, onde o tártaro e a infecção está acumulado.
Já em casos mais complexos é preciso procurar um periodontista com urgência para evitar a perda dos dentes já que a doença pode ser rápida em alguns casos, levando a maior sensibilidade gengival e o amolecimento dentário.
Muitas pessoas no desespero de sentir o amolecimento dos dentes, acabam indo a uma clínica dentária 24 horas.
Nesses casos, muitas vezes o certo é iniciar uma cirurgia feita pelo profissional para retirar todo o tártaro e infecção que se acumulou dentro da gengiva e do periodonto, precisando de anestesia local para evitar a dor do procedimento.
Quais são as formas de evitar a periodontite?
Uma das formas mais comuns e eficazes para evitar qualquer doença bucal é a higiene adequada.
Em decorrência da periodontite, a forma de evitar é escovando os dentes após todas as refeições, e fazer o uso do fio dental, que é o principal produto a se utilizar para retirar o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes que são os maiores causadores da doença.
É imprescindível utilizar as pastas dentais adequadas para a sensibilidade gengival e dos dentes, pois com ela é mais fácil evitar esse tipo de doença.
Além do creme dental e o uso do fio dental é necessário focar na escovação dos dentes com a escova adequada, que é a de cabeça pequena e cerdas macias, alcançado todas as extremidades dos dentes, evitando o acúmulo de placa bacteriana.
Ao utilizar escovas duras é possível adquirir uma retração da gengiva, com isso caso não tenha jeito, é preciso procurar um dentista especialista em retração gengival para que faça o tratamento correto, e inicie o uso de escovas macias.
Além dos cuidados com a higiene bucal em casa, é necessário estar consultando o seu dentista periodicamente para que ele faça a profilaxia dentária – limpeza profissional – onde é retirado todo o tártaro, evitando que surjam doenças bucais como a periodontite.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental em parceria com a plataforma Brasil EAD cursos online.