Blog

Dicas para evitar a periodontite

evitar a periodontite
Saúde e bem estar

Dicas para evitar a periodontite

Saiba agora mesmo quais são as principais dicas para evitar a periodontite

A forma mais viável para se evitar a periodontite é cuidando da higiene bucal, para que não surjam inflamações gengivais, as quais podem levar a essa doença que afeta milhares de pessoas pelo mundo. 

Para um tratamento eficaz é preciso buscar um periodontista para que a doença seja combatida e o indivíduo volte a ter uma gengiva saudável. 

Se você quer entender o que vem a ser a periodontite, suas principais causas, tratamentos e como evitar que ela surja, continue a leitura. 

O que é periodontite e quais as principais causas?

Antes de entender o que é a periodontite é necessário entender como ela surge, ou seja, a partir da complicação da gengivite – inflamação da gengiva que causa sangramento, sensibilidade e mau hálito.

O que vem a ser a gengivite? A gengivite por sua vez é causada por má higiene bucal, fazendo com que o tártaro inflame os tecidos gengivais. 

Seu tratamento é a profilaxia dentária, limpeza profissional, e a escovação correta dos dentes, porém se isso não for feito ela pode levar a complicações, ou seja, passar a inflamação para o periodonto – tecido, ossos e ligamentos que revestem a gengiva – e assim surge a periodontite. 

A periodontite é uma inflamação que pode levar até mesmo a perda de dentes caso não seja tratada, por isso saber identificar seus sintomas é o primeiro passo para um tratamento precoce. Caso isso não ocorra é necessário ir a um dentista implantes para que recupere o sorriso. 

Quais são os sinais e sintomas da periodontite?

Quando os sintomas da periodontite ficam mais intensos é porque o problema teve um agravamento maior, entre seus sintomas principais estão: 

  • Inchaço gengival;
  • Bolsas na gengiva; 
  • Mau hálito;
  • Sangramento;
  • Sensibilidade. 

É preciso ficar atento a esses sinais e sintomas para que haja uma forma de tratamento, evitando a perda dos dentes. 

Busque uma clínica especializada em periodontia para fazer um tratamento eficaz, evitando problemas mais drásticos.

Quais as formas de tratamentos para periodontite?

O tratamento para a periodontite irá depender da gravidade da infecção, o que pode ser um tratamento mais simples a um mais complexo.

A periodontite em estado inicial é a mais fácil de ser tratada, isso porque com isso, o profissional em periodontia irá avaliar o caso, na maioria das vezes o tratamento se dá por meio de anti-inflamatórios, e profilaxia dos dentes e do início da gengiva, onde o tártaro e a infecção está acumulado. 

Já em casos mais complexos é preciso procurar um periodontista com urgência para evitar a perda dos dentes já que a doença pode ser rápida em alguns casos, levando a maior sensibilidade gengival e o amolecimento dentário. 

Muitas pessoas no desespero de sentir o amolecimento dos dentes, acabam indo a uma clínica dentária 24 horas

Nesses casos, muitas vezes o certo é iniciar uma cirurgia feita pelo profissional para retirar todo o tártaro e infecção que se acumulou dentro da gengiva e do periodonto, precisando de anestesia local para evitar a dor do procedimento. 

Quais são as formas de evitar a periodontite?

Uma das formas mais comuns e eficazes para evitar qualquer doença bucal é a higiene adequada.

Em decorrência da periodontite, a forma de evitar é escovando os dentes após todas as refeições, e fazer o uso do fio dental, que é o principal produto a se utilizar para retirar o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes que são os maiores causadores da doença. 

É imprescindível utilizar as pastas dentais adequadas para a sensibilidade gengival e dos dentes, pois com ela é mais fácil evitar esse tipo de doença.

Além do creme dental e o uso do fio dental é necessário focar na escovação dos dentes com a escova adequada, que é a de cabeça pequena e cerdas macias, alcançado todas as extremidades dos dentes, evitando o acúmulo de placa bacteriana. 

Ao utilizar escovas duras é possível adquirir uma retração da gengiva, com isso caso não tenha jeito, é preciso procurar um dentista especialista em retração gengival para que faça o tratamento correto, e inicie o uso de escovas macias. 

Além dos cuidados com a higiene bucal em casa, é necessário estar consultando o seu dentista periodicamente para que ele faça a profilaxia dentária – limpeza profissional – onde é retirado todo o tártaro, evitando que surjam doenças bucais como a periodontite.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental em parceria com a plataforma Brasil EAD cursos online.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping