Dicas para estudar e trabalhar de casa
15 de novembro de 2022 2022-11-15 11:33Dicas para estudar e trabalhar de casa
Dicas para estudar e trabalhar de casa
Tarefas exigem bastante foco e organização
Nos últimos tempos, a missão de estudar e trabalhar de casa tem se tornado cada vez mais comum na vida de milhares de pessoas. Por um lado, há benefícios como a tranquilidade de estar no próprio lar, sem ter a correria própria do trânsito, nem a preocupação de chegar atrasado.
Por outro lado, há também as dificuldades que envolvem essa escolha pelo trabalho ou estudo em casa. E isso vai muito além de conseguir comprar todos os itens de papelaria, pois diz respeito a novos hábitos e mudanças comportamentais e no espaço onde se pretende ficar.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga cumprir suas tarefas no conforto do seu lar sem tanta dificuldade ou dor de cabeça. Para tanto, será necessária uma dose de organização e, é claro, manter o foco nos seus objetivos.
Tenha um ambiente para chamar de seu
Não adianta comprar uma quantidade imensa de livros e cursos, ter a melhor aparelhagem e os móveis devidamente ergonômicos se você não tem um lugar adequado para realizar o seu trabalho ou estudo. Claro que nem todo mundo tem um escritório em casa, mas você pode criar o seu próprio espaço.
Dê preferência a ambientes que sejam silenciosos, com o mínimo de ruído possível. Pode ser no seu quarto, por exemplo, ou em um cômodo mais afastado. Se não houver nenhuma dessas possibilidades, improvise e ache o local viável para a realização dos seus objetivos.
Seja como for, esse espaço deve estar sempre organizado e limpo. A mesa usada, por exemplo, deve ter o mínimo de objetos para que você não fique disperso na hora de sua maior concentração. Caso seja necessário, tenha uma luminária para proporcionar uma claridade maior.
Compre uma cadeira ergonômica
Uma reclamação muito comum de quem fica sentado por muito tempo é a famosa dor nas costas. Esse problema está, muitas vezes, ligado à má postura, mas também à cadeira usada. Modelos que não se ajustam tendem a forçar o nosso corpo, causando tais incômodos.
Sendo assim, é super recomendado investir em uma cadeira ergonômica, que consiga ser ajustada conforme a altura da pessoa. Dessa forma, ficar sentado por horas e horas já não será mais um problema para você.
Mantenha o foco
Outro aspecto fundamental para quem estuda ou trabalha, especialmente em casa, é manter o foco naquilo que está sendo feito. A possibilidade de se distrair em casa pode ser até maior do que quando você está fora, pois se encontra em um ambiente confortável e aconchegante.
Assim, é importante saber separar as coisas e não cair na besteira de ir para o sofá ou para a cama em momentos que não sejam de descanso. Tenha horários para realizar cada atividade e se comprometa a cumpri-los da melhor forma possível.
Estabeleça prioridades
Outro ponto que não deve ser esquecido é o estabelecimento de prioridades. É importante ter clareza. Determine as tarefas mais urgentes ou importantes, que precisam ser realizadas com prioridade, e as que podem ser colocadas em segundo plano.
Isso serve tanto para quem trabalha quanto para quem estuda, porque sempre haverá tópicos mais urgentes e outros nem tanto a serem observados. Então, delimite-os por ordem de importância.
Tenha momentos de descanso
Fazer pequenas pausas após uma hora na frente dos livros ou do computador é também necessário e super indicado. Especialistas apontam que, após muito tempo focado em uma mesma atividade, o cérebro tende a se dispersar com mais facilidade. A solução para isso é apostar nos pequenos intervalos.
Você pode se levantar para dar aquela alongada nas costas e relaxar o corpo. Também pode tomar um café ou fazer um lanche; fazer uma ligação importante; ou simplesmente meditar um pouco – fica a seu critério. O importante é ter esse momento para repor as energias.
Este artigo foi publicado em parceria com Brasil EAD.