Blog

Descubra como fortalecer e

fortalecer
Saúde e bem estar

Descubra como fortalecer e

Embranquecer os seus dentes com uma boa alimentação

É do conhecimento geral que o açúcar causa cárie dentária, mas o que muitas pessoas não sabem é que alguns alimentos podem ser ruins e bons para a saúde bucal, podendo ajudar inclusive a fortalecer e embranquecer os seus dentes.

Além da má-higiene, existem alguns alimentos que podem causar problemas nos dentes, levando a doenças, enfraquecimento e até a perda das dentições.

Quais alimentos são considerados vilões e aliados para dentes e boca saudáveis? Neste artigo, explicamos a relação entre alimentação e saúde bucal e damos dicas de como evitar problemas dentários e também garantir melhores resultados com procedimentos como clareamento a laser. Boa leitura!

Como a alimentação afeta a saúde bucal?

Assim como alguns alimentos são considerados ruins para a saúde bucal, também existem alimentos que ajudam a cuidar dos dentes. Abaixo explicamos os possíveis efeitos dos alimentos.

  1. Pode causar cárie dentária

Embora a cárie dentária seja há muito tempo uma das principais preocupações dos dentistas, ela deixou de ser considerada o problema bucal mais perigoso devido ao aumento do consumo de produtos industrializados.

Sem dúvida, a ingestão excessiva de doces e refrigerantes pode causar problemas, mas outros impasses são mais comuns quando o assunto é alimentação. 

Para evitar a cárie dentária, o ideal é reduzir a ingestão de açúcar e produtos que contenham muito açúcar, além de escovar os dentes com frequência após as refeições, dando maior atenção principalmente se você utiliza aparelho invisível, certificando-se de que não ficou resquício no aparelho.

Outro ponto é manter uma alimentação balanceada com abundância de alimentos que apoiem a saúde bucal, como gorduras de alta qualidade.

  1. Doença periodontal devido a deficiências nutricionais

A doença periodontal é uma infecção que afeta as gengivas e os tecidos que suportam os dentes, o que pode levar à perda do dente, prejudicando inclusive, tratamentos como a faceta em resina. Eles são causados ​​por má-higiene bucal ou falta de nutrientes que o mantêm saudável.

Uma dieta rica em alimentos processados ​​e rica em sódio pode impedir o organismo de obter os nutrientes necessários para manter a saúde bucal. É por isso que a doença periodontal ocorre como muitas outras doenças, como o mau hálito.

Quais alimentos podem prejudicar ou melhorar a saúde bucal?

A comida pode ser uma aliada ou não, como uma substância que atua como limpador para se livrar dos restos de comida ou do excesso de açúcar que causa cáries. A seguir, listamos os alimentos considerados bons e ruins para a saúde bucal.

  1. Comida prejudicial

O consumo excessivo de álcool pode aumentar a desidratação oral. A falta de saliva pode levar a infecções e outros problemas, como cáries, periodontite e erosão dentária. Lembre-se que a saliva é uma barreira protetora para os dentes.

Outro produto que pode ser considerado um vilão é o café, mas com a devida manutenção é possível evitar problemas. Esta bebida remove o esmalte dos dentes, tornando-os porosos e fazendo com que fiquem amarelos.

Para evitar isso, o ideal é evitar comer demais e sempre escovar os dentes após beber. Isso porque, pode acabar escurecendo inclusive, os alinhadores invisíveis.

Além disso, temos as fatídicas comidas ricas em açúcar como refrigerantes, doces industrializados, etc. 

Esse tipo de alimento é um dos principais vilões da saúde bucal. Devido ao alto teor de açúcar, pode causar desmineralização do esmalte dos dentes, o que pode levar à cárie dentária;

  1. Boa comida

Podemos começar falando do azeite extra virgem, nozes e abacate, afinal, são bons óleos para a saúde bucal. Promovem a barreira oleosa ao redor dos dentes, protegem-nos e previnem as cáries;

Além disso, as frutas e legumes também são ótimos aliados para os dentes. Durante a mastigação e trituração dos alimentos, a saliva aumenta devido ao atrito entre o alimento e os dentes, e as impurezas são arrastadas.

E o que muitos não dão a devida importância, a água. Isso porque, a água potável ajuda a eliminar resíduos, ácidos e açúcares. A água também mantém a boca hidratada, estimula a produção de saliva e reduz a chance de mau hálito.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados?

Agora que você conhece os principais alimentos a evitar para manter a boca saudável, existem alguns cuidados que você pode tomar.

  1. Controle com que frequência você come doces

Como mencionamos, a ingestão de açúcar é a principal causa de cárie dentária. No entanto, não é necessário eliminá-los completamente, pois o ideal é reduzir a frequência de ingestão e lembre-se sempre de escovar os dentes após as refeições.

Outro ponto importante é manter uma alimentação balanceada para ajudar a manter a boca e os dentes saudáveis.

  1. Higienize os seus dentes diariamente

A escovação é a principal maneira de limpar os dentes, sendo recomendável escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia.

Essa rotina também é recomendada após consumir certos alimentos, como café e açúcar. No entanto, isso não significa escovar os dentes 20 vezes ao dia, pois escovar demais pode danificar o esmalte.

Portanto, alimentação e saúde bucal podem ter uma relação harmoniosa. Basta você seguir os direcionais corretos.

A saúde começa pela boca

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde bucal. Além disso, pessoas com dentes retos e sorrisos bonitos têm uma vida social melhor.

Nossas escolhas alimentares afetam diretamente nossa saúde bucal. Crianças e adolescentes que não comem bem geralmente desenvolvem cáries mais cedo.

Se não for tratada, a cárie pode evoluir para pulpite (inflamação da polpa do dente), que só pode ser tratada com um canal radicular ou então, em uma clínica de implante dentário para remover o dente danificado e trocar por prótese.

Manter os dentes saudáveis, sejam seus ou do seu filho, depende de vários fatores. Você sabe que deve usar fio dental, escovar duas vezes ao dia e visitar seu dentista regularmente, mas sua dieta também tem impacto na saúde de seus dentes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental. Em parceria com Brasil EAD.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping