Criação de um site: dicas para criar design ideal
28 de fevereiro de 2023 2023-02-28 16:48Criação de um site: dicas para criar design ideal
Criação de um site: dicas para criar design ideal
A princípio, somente a criação de um site profissional não é o suficiente
é preciso pensar em cada detalhe do layout e principalmente na facilidade de navegação.
Para isso, é importante que você conheça alguns conceitos em web design que podem ajudar nesse processo, afinal, aspectos relacionados a velocidade, tema e interatividade exercem grande influência na experiência do consumidor.
Desse modo, confira 6 dicas que separamos para que seu site se destaque dos concorrentes e atraia ainda mais clientes.
Veja 6 dicas para deixar o seu site com o design perfeito
Home page com título descritivo
Quando o cliente entra no seu site, ele espera encontrar as informações que procura o mais rápido possível. Nada de distrações ou mensagens muito longas. Desse modo, uma dica muito interessante é adicionar um título descritivo na sua home page.
E o que você precisa escrever no título descritivo?
O ideal é que você informe (em poucas palavras e de maneira objetiva) o tipo de serviço prestado pela sua empresa. Lembre-se de incluir a palavra-chave do seu negócio ao planejar essa etapa, pois o Google utiliza essa informação como métrica de rankeamento.
Não polua sua página com muita informação
Se você entrar em sites famosos como o da Apple e o da Samsung, verá que o conceito utilizado por eles é altamente minimalista. Ou seja, eles alocam as informações mais importantes no centro da página e deixam as laterais vazias.
O intuito dessa prática é fazer com que a atenção do usuário fique centralizada num único ponto, seja na imagem do produto ou no texto no cabeçalho.
Logo, nossa terceira dica de design é evitar encher seu site de informação e elementos que possam tirar o foco do seu cliente. Reorganize os espaços da sua página e crie um ambiente convidativo, capaz de prender a atenção de todos que acessam seu conteúdo.
Invista no apelo visual
Se no tópico acima nossa recomendação foi de não poluir demais a sua página, agora, o objetivo aqui é caprichar no apelo visual. Por mais que o design do seu site precise ser minimalista, ainda assim, é necessário que você invista em imagens chamativas e com bastante cor, além de CTAs e textos bem redigidos.
Basicamente, a função dessa técnica é atrair a atenção do seu cliente para o que realmente importa.
Por exemplo, vamos imaginar que você queira criar um site para advogados. Logo, inserir imagens do escritório junto ao time de colaboradores, passa credibilidade e confiança para quem está vendo.
Em síntese, componentes visuais condizentes com os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa, fazem com que seu público consiga entender rapidamente a mensagem passada.
Velocidade do site
Um site com um design bonito, cheio de botões clicáveis e user-friendly faz com que a navegação do seu cliente seja muito mais agradável. Entretanto, de nada adianta sua página ser elegante, se ela demora muito pra carregar os elementos.
Assim, estar atento à velocidade de carregamento do site é um dos fatores mais pertinentes, ao passo que, componentes visuais devem ser selecionados com cautela para não interferirem nesse aspecto.
Considere a dobra da página
A dobra página, caso você não saiba, é a parte do seu site onde o usuário consegue checar as informações sem que seja necessário utilizar o scroll. Basicamente, quando as pessoas acessam sua página, é justamente nesse ponto que elas focam sua atenção.
Em outras palavras, mantenha alguns dos elementos mais importantes do seu website antes da dobra, garantindo que seu cliente visualize o conteúdo e consiga interagir adequadamente.
Tente não ser muito persuasivo logo de cara
A dobra da página é um espaço muito importante e que precisa ser aproveitado da maneira certa. Porém, não é recomendado inserir todas as informações mais importantes do seu site somente nesse espaço.
Você precisa despertar no seu cliente a vontade de continuar rolando a página, fazendo com que ele vá consumindo o conteúdo aos poucos.
Aliás, essa estratégia se mostra ainda mais interessante quando observamos as métricas de rankeamento do Google. Isso porque, quanto menos tempo o usuário passa no seu site, maiores as chances da plataforma de busca entender que seu conteúdo não é relevante e sancioná-lo por isso.