Pele acneica: Saiba o que causa a acne e como tratar a pele acneica
23 de janeiro de 2023 2023-01-23 8:53Pele acneica: Saiba o que causa a acne e como tratar a pele acneica
Pele acneica: Saiba o que causa a acne e como tratar a pele acneica
A oleosidade é a principal responsável pelo surgimento dos cravos e espinhas deixando sua pele acneica
A acne surge quando a pele produz muito sebo e os poros acabam entupidos. Se manifesta por meio de cravos e espinhas no rosto, costas, peito e ombros. Existem diferentes tipos de acne, alguns tratados facilmente em casa, porém, nos casos mais graves é necessário o acompanhamento do dermatologista.
Os tipos mais comuns são a acne de grau I e II, além daquela conhecida como acne hormonal. Esta é muito comum na adolescência ou quando é feito o uso de algum medicamento de uso contínuo, como o anticoncepcional.
Entenda mais sobre as causas deste problema de pele e quando você pode usar dermocosméticos antiacne no tratamento.
Principais causas da acne
A oleosidade excessiva é a principal causa da acne, pois resulta no entupimento dos poros e contribui para que os cravos e as espinhas sejam formados. Ainda assim, outros fatores ajudam a deixar a pele mais oleosa.
Dormir de maquiagem, não hidratar a pele corretamente, limpeza inadequada, alimentação rica em gordura, uso de medicamentos corticoides e o estresse contribuem para o surgimento da acne.
Como cuidar da pele acneica
O tratamento da pele acneica começa logo pela manhã, ao acordar. Depois é aliado com outros fatores, como o uso dos dermocosméticos e, nos casos mais graves, associado com medicação indicada pelo dermatologista.
Limpeza correta
A limpeza é a primeira etapa de cuidado com a pele acneica. Deve ser feita com sabonete neutro, próprio para pele mais oleosa e, no caso do rosto, lavar no máximo duas vezes ao dia.
Fuja também da água quente. Opte pela fria ou em temperatura morna ao enxaguar o sabão. Ou seja, não é indicado lavar o rosto no banho, por exemplo.
Tônicos e séruns
Os tônicos e séruns complementam a limpeza feita com o sabonete, ajudando a eliminar qualquer impureza que tenha restado. A água micelar é um bom exemplo e você pode passar no rosto.
Já os séruns são indicados quando as espinhas já estão presentes. Eles ajudam a secar e diminuir a acne sem machucar a pele. O ácido salicílico costuma ser bastante indicado nestes casos.
Uso de um bom hidratante
O hidratante não pode ser deixado de lado, por mais que sua pele seja oleosa e esteja com cravos e espinhas. Se você não hidratar, irá criar o efeito rebote, fazendo seu corpo produzir mais sebo para evitar a pele ressecada.
Aposte nos produtos próprios para o seu tipo de pele e, preferencialmente, não comedogênicos. O hidratante deve ser passado ao menos duas vezes ao dia.
Aplicação do protetor solar
O protetor solar costuma ser esquecido, mas ele ajuda a proteger a pele, ainda mais quando a acne já está presente. Se seu medo é lidar com um produto muito oleoso, que contribua para o aumento da oleosidade, pesquise pelas opções próprias para peles acneicas.
Aplique na pele antes da maquiagem e reponha o filtro ao longo do dia, ainda mais se estiver na praia ou na piscina.
Remoção da maquiagem
A maquiagem não foi feita para ficar na pele por tempo indeterminado. O ideal é usá-la e, assim que estiver em casa, retirar tudo para deixar o rosto livre e natural. Assim, por mais cansada que você esteja, sempre tire o produto.
Comece com lencinhos próprios para remoção da maquiagem, passe a água micelar e lave o rosto com água e sabão. Depois, você pode ir para o banho e finalizar tudo com um bom hidratante.
Tratamento da acne
São três os tratamentos mais comuns para a acne: o uso de produtos tópicos, os antibióticos e a isotretinoína.
O primeiro é indicado nos casos mais leves, como a acne de grau I e I. Envolve o uso de sabonetes próprios para o seu tipo de pele, séruns, hidratantes e os ácidos em gel.
Os antibióticos tópicos são recomendados pelo dermatologista quando há a presença de pus e bactérias, comuns nos graus mais graves da acne. Já a isotretinoína pode ser usada de forma combinada, também para os graus IV e V, pois atua na redução da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.