Blog

Quais os benefícios do chá verde e como tomar

benefícios do chá verde
Saúde e bem estar

Quais os benefícios do chá verde e como tomar

Não por acaso, os benefícios do chá verde tem se tornado, cada vez mais, presente no dia a dia das pessoas.

Garantindo diversos benefícios para a saúde, a bebida que é oriunda de uma planta considerada medicinal no oriente, pode ser consumida de diversas maneiras. 

O que é chá verde?

Originada da mesma planta que o chá preto e o chá branco, o chá verde é uma bebida produzida por uma planta medicinal chamada Camellia sinensis. As folhas desta planta são ricas em compostos fenólicos e nutrientes.

Dentre os demais chás produzidas a partir da mesma planta, o chá verde é o mais popular no Brasil, o que não acontece por acaso, graças à presença de flavonoides e catequinas. Vale ressaltar que sua composição nutricional pode variar de acordo com o local em que a Camellia sinensis é cultivada. Assim, ao optar pelas variações deste chá no mercado, em pó solúvel, cápsulas ou bolsas de chá, as tabelas nutricionais podem ser diferentes por conta destes fatores. 

Como tomar chá verde? 

Como mencionado, o chá verde pode ser encontrado em supermercados, lojas on-line ou de produtos naturais, em pó, saquinhos ou, até mesmo, em cápsulas. As partes utilizadas da Camellia sinensis para a produção da bebida são as suas folhas e botões. 

Assim, para que todos os benefícios da ingestão desta rica bebida, recomenda-se de três a quatro xícaras por dia, que podem ser consumidos tanto quente quanto frias. Lembrando que o chá verde deve ser consumido no intervalo das refeições, por conta de diminuir a absorção de nutrientes. 

Qual o melhor horário para tomar chá verde? 

Por conta de seus inúmeros benefícios, o chá verde tem conquistado seu espaço no dia a dia das pessoas. Contudo, o consumo do chá verde pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes. Para que isso não ocorra, é recomendado que o seu consumo ocorra entre as refeições. 

Um outro ponto relevante, é não optar pelo chá verde antes de dormir por conta, principalmente, da presença da cafeína, este chá pode proporcionar insônia e dificuldade para descansar se não for consumido pelo menos duas horas antes de se deitar. Quanto ao questionamento se pode tomar chá verde de manhã em jejum, a resposta é não. Isso porque a presença da cafeína nesta bebida pode proporcionar a desidratação e estimular a secreção de sucos gástricos, o que irrita o estômago, gerando desconfortos. 

Como fazer chá verde? 

O preparo do chá verde depende, principalmente, do tipo de produto consumido, isto é, em pó, saquinhos ou em cápsulas. Esta bebida pode ser preparada sozinha ou combinada com limão e folhas de menta, por exemplo. Este tipo de mistura pode ajudar a disfarçar o sabor amargo do chá verde, de modo que torne mais fácil a sua ingestão durante o dia. A escolha do chá verde com limão relaciona-se com perda de peso, já que essa combinação aumenta o poder desintoxicante que facilita o emagrecimento e o fortalecimento do sistema imune. 

Se o que você procura é uma opção prática que garanta todos os benefícios do chá verde e ainda os potencialize, pode optar pelo Matchá Chá Verde em Pó da Puravida, que é vegano e sem aditivos.

Texto publicado em parceria com Brasil EAD.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping