Blog

Aprendizagem invertida:

Aprendizagem invertida
Ensino

Aprendizagem invertida:

vantagens e desvantagens

As metodologias de ensino são muito importantes para a formação dos alunos. De fato, existem diferentes modelos e um dos que ganhou destaque nos últimos tempos é a aprendizagem invertida.

Como é sabido, os muitos tipos de abordagem de ensino que existem hoje apresentam as suas vantagens e desvantagens, o que justifica a idealização de novas metodologias para tornar o aprendizado mais efetivo.

Em um cenário mais recente, a metodologia de aprendizagem invertida conquistou o seu espaço. Por ser estruturalmente diferente da maioria dos métodos existentes, ela chama a atenção e desperta a curiosidade.

Por isso, tal como muitas pessoas não sabem como funciona uma manutenção em sistema VRF, há quem ainda não conheça a metodologia da aprendizagem invertida. Para entender mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o fim.

O que é a metodologia da aprendizagem invertida?

Também chamada de Flipped Learning, a aprendizagem invertida é um método híbrido e ativo de ensino, que vai contra a estrutura dos processos atuais de ensino-aprendizagem.

Isso porque os ensinamentos que eram passados em sala de aula, agora, são estudados em casa, e o que era feito em casa individualmente para a ser realizado em sala de aula de modo grupal.

O intuito desse modelo é que o aluno não seja passivo na sua obtenção pelos conhecimentos. Por isso, ele estuda em casa o material que seria dado em sala de aula e, no momento de realizar atividades, ele estará em sala de aula para tirar dúvidas.

A importância dessa aprendizagem

A aprendizagem invertida apresenta vantagens importantes, que devem ser mensuradas para que se possa conhecer mais sobre o processo do ensino-aprendizagem dessa metodologia. São elas:

  • O aluno estuda no melhor horário do dia para ele;
  • Pode pausar, rever, retroceder sobre os assuntos;
  • Tem o auxílio do professor no que for preciso;
  • Permite uma aprendizagem mais focada.

Diante disso, é possível dizer que assim como um chaveiro carro 24 horas atende clientes conforme a necessidade deles, a aprendizagem invertida serve para que o aluno tenha a independência que precisa, podendo ser autônomo no seu processo de aprendizagem.

No entanto, há contrapesos que devem ser considerados. Um deles, por exemplo, é o fato de que essa metodologia vai bem para os chamados “bons alunos”, mas pode ser ruim para os alunos com dificuldades ou com pouca disciplina para estudar sozinho em casa.

Como aplicar a aprendizagem invertida

Algumas etapas ajudam a estruturar a aplicação da metodologia de aprendizagem invertida. Para começar, é necessário que o professor realize um bom planejamento de aula e que esteja atento aos materiais virtuais disponíveis. Depois, é preciso seguir passos simples.

1. Estruturar o que será aplicado

Da mesma forma que um nobreak para rack servidor é um equipamento de base importante, a estrutura de aulas do processo de aprendizagem invertida deve ser preparada antes, devendo ser montada em um ambiente virtual.

Ali os alunos podem acessar a pasta na qual estão os conteúdos a serem aprendidos, podendo estudá-los no melhor período para eles. Depois, o assunto é abordado conforme a necessidade em sala de aula.

2. Realizar uma seleção de conteúdos

Há várias plataformas virtuais que já possuem uma série de bons conteúdos, que ajudam a desenvolver e elaborar as melhores aulas possíveis para os alunos.

Entretanto, o professor não precisa estar preso a elas, de modo que o importante é garantir que bons materiais estejam ao acesso dos alunos.

Outra possibilidade é que o professor monte pastas de conteúdo seguindo a lógica de um frete dedicado: eles podem ser desenvolvidos exclusivamente pelo professor, que deixa os arquivos de texto e de vídeo disponíveis para a turma.

3. Planejar a aula

Por fim, a última etapa da aplicação da aprendizagem invertida é planejar a aula, ou seja, o que será apresentado em sala de aula após os estudos dos alunos já realizados em casa.

É fundamental que as abordagens sejam otimizadas e que os alunos possam interagir, uma vez que é nesse momento que se pode identificar o que precisa ser complementado, garantindo um aprendizado integral.

Considerações finais

Buscar novas metodologias de ensino é importante para que o aprendizado dos alunos possa ser trabalhado de modo cada vez mais efetivo. A aprendizagem invertida é um método que deve ser considerado e aplicado para garantir melhores resultados.

Por isso, a proposta da aprendizagem invertida é a de promover autonomia ao aluno, de maneira que ele tenha papel de protagonista no seu aprendizado e consiga se desenvolver cada vez mais na sua formação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Texto publicado em parceria com Brasil EAD.

Deixe o seu pensamento aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Compare ×
Let's Compare! Continue shopping