8 dicas de redação para SEO
22 de janeiro de 2023 2023-01-22 22:428 dicas de redação para SEO
8 dicas de redação para SEO
O uso da palavra-chave é apenas uma das etapas para construir um conteúdo relevante para os buscadores, então bora pegar essas 8 dicas de redação para SEO
Produzir um conteúdo de qualidade e conquistar as primeiras páginas do Google é o desejo de praticamente todas as empresas. Há um tempo, o foco dos buscadores era apenas a palavra-chave, agora isso mudou. Os buscadores sabem identificar se o texto é apenas mais um ou agrega algo para quem está na frente das telas.
Com isso, ter um bom projeto de SEO, por meio do alcance orgânico ou não-pago na internet para conquistar novos clientes, é essencial. Confira abaixo dicas de redação com foco em SEO.
1 – Foque nas pessoas que vão ler
Produza conteúdo pensando nas pessoas a serem atingidas. Por exemplo, se seu foco são mulheres que gostam de viajar sozinhas, converse com elas e faça com que se sintam acolhidas pelo seu texto.
Um erro muito comum é se preocupar apenas com o robô do Google. Sim, você precisa cumprir as regras SEO dos buscadores, mas tome cuidado para seu texto não ficar robótico demais.
2 – Trabalhe uma linguagem fácil e informativa
Pense na internet como uma grande enciclopédia de livre acesso. Quando uma pessoa faz uma busca, ela deseja entender o significado daquilo e não se sentir ainda mais perdida.
Assim, mesmo quando se trata de um tema sério, como um site de medicina, trabalhe uma linguagem acessível, sem termos difíceis, e busque informar o leitor.
3 – Pesquise variações da palavra-chave
Você vai precisar de uma palavra-chave, mas precisa saber encaixá-la de forma natural no texto. Sabe aquele conteúdo cansativo, no qual a cada duas palavras você encontra “sorvete de banana”? — aqui, é claro, um exemplo. Essa era a forma antiga de trabalhar o SEO, apenas pela quantidade.
Agora o Google quer quantidade, mas vai analisar se o conteúdo faz sentido e se é fácil de ler. Além disso, também reconhece sinônimos, então, sim, capriche na variedade ao trabalhar a redação para web.
4 – Tenha links internos
Você sabia que, para permanecer na primeira página dos buscadores, é analisado também o tempo que uma pessoa fica no seu site? Isso fez muitas pessoas acreditarem que um texto gigantesco ajudaria no ranking, porém, não é só isso.
É possível trabalhar com conteúdos menores, de trezentas, quinhentas palavras, por exemplo, e manter um internauta no seu site por bastante tempo. Para isso, é só incluir links internos que conversem com o texto publicado.
5 – Cuidado com os parágrafos longos
Os parágrafos longos são incríveis quando se fala em livros. Na internet, já não é uma boa ideia, ainda mais agora, quando o smartphone se tornou a principal ferramenta. O ideal é trabalhar parágrafos de até 4 linhas, no máximo 4,5.
Depois, antes de publicar seu conteúdo, não faça a visualização apenas no desktop. Analise o texto pronto no navegador do celular, e você verá que 3 linhas do Word em tamanho 12 se tornam 5. Então, quebre o texto em mais parágrafos.
6 – Use intertítulos e destaques de palavras
O SEO gosta de textos bem estruturados, com bastante intertítulos e destaques de palavras. Assim, aquele texto corrido não é indicado para quem deseja conquistar a primeira página dos buscadores.
Sem contar que o leitor pode ir direto ao que precisa quando acessa seu conteúdo. Então, trabalhe com H2, H3 e até H4 se sentir necessidade. Cuide também para não passar a média de trezentas palavras a cada intertítulo.
7 – Cuidado com a voz passiva
A voz passiva não é interessante em textos SEO, ao menos quando ultrapassa uma média de 10% do total do conteúdo. Quando for escrever, foque na voz ativa. Isso não significa ser grosso com quem está lendo, mas, de certa forma, induzir a uma ação.
A voz ativa é direta e persuasiva, ou seja, é mais fácil passar a mensagem desejada, principalmente se o leitor chega até a chamada de ação.
8 – Finalize com uma chamada de ação
A chamada de ação é um convite para fazer algo. Nem sempre significa a compra, tudo depende da etapa do funil de vendas na qual a pessoa se encontra. Envolve frases como “continue no site e leia também a matéria sobre o assunto” ou “chame no WhatsApp para tirar suas dúvidas”.
A ideia é deixar o leitor tentado a concluir essa ação, tanto que a frase é direta e deixa uma dica do que ele pode fazer.