5 livros sobre proteção infantil
28 de fevereiro de 2023 2023-02-28 17:045 livros sobre proteção infantil
5 livros sobre proteção infantil
O número de denúncias contra agressores infantis têm aumentado nos últimos anos, mas, infelizmente, não é uma situação nova exatamente pela falta de proteção infantil
A literatura está presente no cotidiano das pessoas e é de extrema importância para os cidadãos. Afinal, por meio dela, podemos conferir leis e direitos que cada pessoa tem, seja lendo um panfleto, um aviso, um post de mídias sociais ou um livro especializado sobre o assunto.
Além disso, ela é um norte para a formação de diversas profissões cruciais para a sociedade, como a educação médica, jurídica, pedagógica, entre outras. Muitas pessoas encontram um refúgio na literatura também, usando como forma de se expressar e de ajudar outras pessoas a conhecerem assuntos não tão debatidos na sociedade, considerados estigmas e tabus. Um deles é o abuso infantil, que recentemente tem sido debatido com maior frequência.
No entanto, não é um assunto novo ou um fenômeno recente, o que torna cada vez mais essencial o debate e o ensino de prevenção a todas as pessoas, de acordo com sua faixa etária. Pensando nisso, separamos alguns livros, de acordo com a faixa etária, para conscientização sua e das pessoas ao seu redor.
Livros para jovens e adultos
Jovens e adultos podem ser os maiores aliados nessa causa, uma vez que, devido a uma maturidade maior, pode perceber sinais que um adolescente ou uma criança não teriam a sensibilidade de perceber.
Spotlight – Segredos Revelados, por The Boston Globe
Um dos filmes mais conhecidos sobre o assunto é Spotlight, que acompanha uma equipe de jornalistas investigativos que revelam casos de abuso sexual infantil na Igreja Católica, no começo dos anos 2000. No entanto, o que muita gente não sabe é que existe um livro que fala sobre o assunto trazendo casos reais. Por meio dele, é possível enxergar um padrão de aproximação de pedófilos e como, por vezes, utilizam a fé como porta de entrada, além de traumas que a pessoa possa ter.
Violência Doméstica e Familiar contra Criança e Adolescente, de Rogério Sanches Cunha
O livro traz a história de Henry Borel, um garoto de 8 anos que foi assassinado e abusado pelo próprio genitor e sua esposa. O caso chocou os cidadãos brasileiros e levantou um debate sobre violência doméstica e provocou mudanças na lei jurídica, protegendo crianças e adolescentes de seus agressores.
A Garota da Casa ao lado, de Jack Ketchum
Apesar de ser um livro de ficção, a trama é inspirada em um caso de abuso infantil e os sinais que, por vezes, se passa desapercebido por pessoas próximas. A história é contada pela perspectiva de David, um adolescente que conhece uma menina chamada Meg, que, após a morte dos pais em um acidente, vai morar na casa de sua tia com a irmã. David e Meg se tornam vizinhos e amigos. No entanto, a tia abusa psicologicamente e fisicamente das sobrinhas e estimula os filhos e seus amigos a fazerem o mesmo por meses.
Livros Infantis
É de extrema importância ensinar às crianças os limites de toques que uma pessoa pode dar e receber. Ainda mais importante ensiná-las sobre consentimento, a fim de que não sejam vítimas e que possam procurar ajuda em um caso de abuso.
Meu Corpo, Meu corpinho, de Roseli Mendonça
Nesse livro, a autora ensina de forma lúdica como se proteger de toques, abraços e beijos forçados, além de ensinar em quem confiar e como procurar ajuda para prevenir o abuso infantil.
Pipo e Fifi, de Caroline Arcari
Com faixa etária a partir dos 4 anos, a autora ensina no livro o toque do sim ou não, ilustrando de forma didática o conceito de consentimento, a fim de ajudar a criança a se defender de toques indesejados e abusos.